Espiritismo SEM Melindres

Estudo de temas analisados sob a ótica espírita. No Orkut procure a Comunidade “Espiritismo SEM Melindres”.

6.6.07

REFORMA ÍNTIMA? Renovação Espiritual!

Há quem não aprecie a palavra REFORMA no conceito de renovação espiritual necessário a cada um de nós. No entanto, esta palavra define muito bem o que deveríamos (e viemos) fazer de nossas vidas:

REFORMA = Mudança para melhor; modificação, reorganização, substituição de objetos fora de uso.

Vejo a reforma íntima como quem vê a reforma de uma casa. Ao desejar uma casa melhor, por vezes mudamos uma parede ou outra de lugar, outras vezes mudamos os móveis, pintamos de outra cor, mudamos o telhado, trocamos uma porta ou janela de lugar. Mas quase sempre ela nos lembra como foi. Quando a casa está em péssimo estado, não raro derrubamos todas as suas paredes e começamos do zero. Porém, freqüentemente, aproveitamos boa parte das estruturas da fundação que possuía.

Assim é a nossa REFORMA ÍNTIMA, a qual nos remete à renovação espiritual. Temos uma história milenar que nos "construiu" como somos hoje. Instintos que se transformaram em defeitos, defeitos que se fizeram virtudes… Há em nós paredes boas, que podemos manter, e outras nem tanto, que devemos derrubar e reconstruir da forma correta. NÃO PODEMOS IGNORAR e simplesmente apagar quem fomos, nossa história, o que sentimos, pensamos, aprendemos, vivenciamos, conquistamos em milênios de reencarnações.

Porque é tão difícil fazer REFORMA ÍNTIMA?

Não é porque não lembramos do passado. Mas porque NÃO QUEREMOS CONHECÊ-LO. Não queremos usar de coragem, vontade, usar precioso tempo fazendo uma "nova planta" para seguir. Precisamos, como arquitetos e engenheiros da própria alma, analisar o que nos faz mal, nos estagna, nos atrasa, faz sofrer, o que pode ser melhorado. É preciso, para tanto, ter CORAGEM para quebrar paradigmas, ousadia para fazer diferente.

Um dos melhores conceitos que já vi sobre como e porque reformar-se, encontrei em um livro fora da Doutrina Espírita: O MONGE E O EXECUTIVO - uma história sobre a essência da liderança, de James C. Hunter.

Fala-nos Hunter, sobre a DISCIPLINA que precisamos ter para fazer coisas, conquistar coisas, sejam materiais, sejam morais. A disciplina, segundo ele, serve para que, treinando insistentemente e sem esmorecimento, exercitando o fazer diferente do nosso natural (aquilo que ainda é idéia e não prática), acabaremos por TORNAR NATURAL o que foi arduamente disciplinado em nós: habituamo-nos a ser o que devemos ser.

Há, segundo este material, QUATRO ESTÁGIOS necessários para adquirir novos hábitos ou habilidades, e estes estágios nos mostram os graus de dificuldade que vivenciamos para proceder com nossa REFORMA ÍNTIMA. Vejamos:

ESTÁGIO UM - Inconsciente e Sem Habilidade.
É o estágio ANTES de começar nosso exercício disciplinar. É a etapa inconsciente ou desinteressada de agir, reflete despreparo para mudar.

ESTÁGIO DOIS - Consciente e Sem Habilidade.
É o estágio em que AINDA não desenvolvemos a prática, embora tenhamos adquirido a consciência de que é preciso adquirir um novo comportamento. É a fase antinatural de quem tenta, mas ainda não consegue fazer bem o que se propõe.

ESTÁGIO TRÊS - Consciente e Habilidoso.
É o estágio em que estamos ADQUIRINDO experiência, exercitamos o novo comportamento tantas vezes que passamos a fazê-lo de forma mais confortável, a prática se torna mais fácil e menos antinatural. Pegamos o "jeito da coisa".

ESTÁGIO QUATRO - Inconsciente e Habilidoso.
É o estágio AUTOMÁTICO, quando o comportamento tornou-se natural, não precisamos mais pensar para fazer. É a incorporação do novo comportamento aos hábitos cotidianos, ou seja, incorporação da conquista à nossa natureza.

É isso o que Jesus pediu para nós fazermos, em tantas de suas orientações. Achamos difícil porque queremos caminhos fáceis, mas toda conquista demanda esforço, o qual demanda vontade.

Enfim, REFORMA ÍNTIMA é a reconstrução de nosso caráter, tornando-o cristão, divino, aproveitando as bases que temos. Não é, em tempo algum, ignorar nosso EU PASSADO, renascendo como um EU NOVO.

Deixem suas opiniões, comentários e dúvidas.

Abraços!
Muita LUZ!

By…

Vania Loir@ Vasconcelos

criado por rmleite    11:39:44 — Arquivado em: Espiritismo

12 Comentários »

  1. Comentário por Bárbara — 6.6.07 @ 12:43:52

    Ô coisinha difícil essa de se reformar! Ainda não faço EAE, mas procuro dia-a-dia me melhorar, tentar crescer, evoluir, parar com mesquinharias e atitudes que não condizem com aquilo que eu passo para a minha mocidade. É difícil? Sem dúvida! Mas eu vou tentando, passível à erros e acertos, claro! Todos podemos, basta querermos…

  2. Comentário por Amanda — 6.6.07 @ 14:58:18

    Não é fácil mesmo olhar pra dentro de nós e retirar o que não é necessário, o que ocupa espaço, o que é entulho (pensamentos, opiniões, posicionamento, julgamentos…).
    É preciso, muitas vezes, de algo motivador, de algum acontecimento para nos despertar.
    Acredito que estou no estágio dois, eu já tenho a consciência de que preciso mudar, porém acredito que a mudança é diária, essa reforma é feita gradativamente. Vejo esse processo de reforma como um auto-conhecimento, uma passo diário para a evolução.

    E conto com sua ajuda, amiga-luz. Suas ricas mensagens são para mim fontes de aprendizado, me fazem pensar e querer melhorar.

    Beijos!!!

  3. Comentário por Valter — 6.6.07 @ 18:22:15

    Belo texto e de grande valia paro o nosso aprendizado, querida amiga Vania.
    Abraço do amigo aqui.

  4. Comentário por Sérgio Ribeiro — 7.6.07 @ 10:32:50

    Tudo bem, Vania? Voltando a escrever e faz tempo heim? Eu acho essa
    discussão entre reforma ou renovação, inócua, pois o que vale é a essencia, ou seja, o que cada pode dar o melhor de si para evoluir, portanto, acho válido que se use tanto uma, como outra, na verdade é temos que encarar a
    vida com alegria e vontade de cumprir as tarefas que nos são designadas.

    Um grande abraço e bom feriado.

  5. Comentário por Yvonne — 7.6.07 @ 12:23:11

    Estive aqui ontem, mas não consegui deixar o meu comentário porque me enrolei com as letrinhas.
    Querida, eu preciso urgentemente de uma renovação como também uma faxina íntima. No entanto, é difícil demais. Beijocas

  6. Comentário por Denise Dalalio — 12.10.09 @ 19:25:12

    Esse lance de Reforma ïntima é assim mesmo, mas só consegui realizar depois que adotei a Agenda da reforma Intima _Editora Auta de Souza, todo ano lançam uma nova e é um exercício diário, ajuda muito, conheçam esse material vale a pena!
    Abraços e parabéns pela matéria.

  7. Comentário por Thayse Coelho — 25.2.12 @ 13:57:59

    Vânia, eu amei o texto. Posso postar no meu facebook? Você tem facebook?
    Abraço fraterno.

  8. Comentário por Yharlla — 3.4.12 @ 12:06:10

    adorei o textoo.. voce está de parabéens!
    vou fazer uma palestra com esse tema.. e esse texto concerteza irá me ajudar bastante.. assim como o resto do seu blogg ! :D

  9. Comentário por Patrícia — 2.7.13 @ 00:30:51

    Ótimo artigo, mto bem explicado, tenho o livro O monge e o executivo, vou ler! Pra mim o pior estagio e o 3, domar atitudes primitivas arraigadas em nos!!! Porém, como nos disse Jesus: Faca sua parte que o resto lhe será dado por acréscimo!!! Como sempre brinco, atualmente a Reforma intima acontece por hora rs, e assim vamos seguindo em frente!!!

  10. Comentário por Vania Mugnato de Vasconcelos — 7.7.13 @ 19:22:22

    Grata a todos os comentários. Desejo muita luz e sucesso espiritual a vocês!

  11. Comentário por Maraisa — 20.7.13 @ 11:47:11

    Li este texto e achei ótimo e muito bom para refletirmos sobre nós mesmos, pois com certeza temos muito para nos reformarmos a lição aí está basta a nossa boa vontade e muito esforço… abraços

  12. Comentário por Vania Mugnato de Vasconcelos — 10.9.13 @ 21:17:39

    Cada dia que passo, amigos, percebo mais que a reforma íntima é uma exigência que nunca devemos deixar de nos fazer, e que está vincular ao orar e vigiar, pois quando tropeçamos fica mais difícil querer mudar. Jesus sabia! Paz!

Deixe um comentário


Report abuse Close
Am I a spambot? yes definately
http://espiritismosemmelindres.blog.terra.com.br
 
 
 
Thank you Close

Sua denúncia foi enviada.

Em breve estaremos processando seu chamado para tomar as providências necessárias. Esperamos que continue aproveitando o servio e siga participando do Terra Blog.